Neste post, você ficará sabendo se é possível imprimir nota fiscal eletrônica utilizando smartphones e também, conhecerá alguns aplicativos para imprimir documentos pelo celular (Android/iOS).

Com a tendência do BYOD (bring your own device) aumentando cada vez mais nas empresas, muitas pessoas optam por trocar um notebook pela mobilidade de um tablet ou mesmo dos smartphones. Cada vez mais os dispositivos terão que convergir um número maior de funcionalidades para atender a essa demanda, tornando sua utilização corporativa tão eficiente quanto a utilização de um computador.

Uma das funcionalidades bastante necessária é a de enviar documentos para impressão através da rede. Para tornar isso possível foram desenvolvidos alguns aplicativos.

Um dos mais conhecidos é o Google Cloud Print. Basicamente esse app disponível para plataforma Android e iOS faz comunicação com o navegador Google Chrome instalado em um computador da mesma rede e cria uma ponte entre o PC e o smartphone, tornando possível o envio de documentos como e-mails, fotos e arquivos de texto direto do dispositivo móvel. Nas impressoras mais novas preparadas para nuvem, não é necessário um computador como ponte, o smartphone consegue enviar diretamente a impressão. Também existe a opção de impressão remota.

Após a configuração, basta selecionar a opção de imprimir pelo smartphone e endereçar a impressora configurada no Google Cloud Print.

Existem outros aplicativos com a mesma função, tais como o iprint da Epson e o Finger Print para Iphone e Ipad. Todos têm funcionamento parecido. Mas então surgem algumas questões, tais como: Esses aplicativos funcionam só para impressoras comuns ou também funcionam em impressoras fiscais? A resposta é não. Eles foram desenvolvidos somente para impressoras comuns.

É possível imprimir nota fiscal eletrônica pelo celular?

É possível imprimir nota fiscal eletrônica pelo celular?

A resposta para essa questão também é não. De acordo com a legislação, o equipamento eletrônico de processamento de dados utilizado para comandar a operação no ponto de venda só poderá ser um computador de mesa (desktop), ficando proibido o uso de notebooks ou mesmo tablets e smartphones conectados à impressora fiscal ECF.

Mas é possível imprimir o Documento Auxiliar de Venda (DAV) através de um smartphone via USB, por exemplo, utilizando uma impressora não fiscal.

O fabricante Epson disponibiliza SDK’s para desenvolvimento desse tipo de aplicação, fazendo a integração através da porta USB ou Ethernet entre celular e impressora não fiscal. Dessa forma, é possível o envio de orçamentos ou documentos que antecedem a emissão do cupom fiscal eletrônico, como o pedido de compra.

Referência: https://bit.ly/3SHjmJd

Copy Line, a sua melhor opção em outsourcing de impressoras, computadores, notebooks, coletores e tablets no Vale do Itajaí

A Copy Line é uma empresa blumenauense, atuante desde 2001 no mercado de soluções de impressão. Atua fortemente em Santa Catarina nas regiões Norte, Sul, Vale do Itajaí e Alto Vale, mas com sua estrutura própria e dinâmica é capaz de atender com excelência todo o território catarinense.

Trabalhamos com locação de impressoras, scanners, coletores de dados, notebooks, tablets e smartphones. Além disso, oferecemos outsourcing de impressão, assistência técnica, impressão de exames médicos e venda de impressoras e scanners.

Estamos localizados na Rua 2 de Setembro, Nº 2787, Itoupava Norte, Blumenau/SC – CEP 89052-002. Nosso telefone de contato é (47) 3037.5397. Atendemos a região que compreende Rio do Sul até Florianópolis.

Precisa de ajuda?