Assim como qualquer outro equipamento, a impressora precisa de cuidados. Existem uma grande variedade de marcas e modelos disponíveis no mercado, com grandes diferenças entre si, porém, sua performance e duração dependem dos cuidados que recebe de quem as usa, independentemente da marca.

Por isso, é fundamental que os usuários estejam atentos, para evitar procedimentos e práticas incorretas capazes de comprometer os componentes da impressora.

Pensando nisso, a Copy Line separou uma lista com 6 cuidados que você deve ter com o seu equipamento de impressão caso queira que ele dure por mais tempo e assim, evite maiores preocupações. Confira!

Cuidados importantes com a impressora

1. Deixar desligada por muito tempo

Como em qualquer equipamento, o motor da impressora deve ser ligado periodicamente para que não apresente sérios problemas. Então, ligue a máquina, pelo menos, uma vez na semana e imprima uma página.

Caso sua impressora seja colorida, faça uma operação com preto e branco e outra com cores.

2. Não desligue o equipamento diretamente da tomada

Este é um dos cuidados com a impressora mais importantes: jamais tire-a da tomada antes de desligá-lo completamente.

O cabeçote para em uma posição específica durante o processo completo de desligamento, permitindo que a tinta seja depositada corretamente no papel. Mas, quando você desliga a impressora na tomada, essa peça pode ficar no meio do caminho.

6 cuidados que você deve ter - 6 cuidados que você deve ter com a sua impressora

 

3. Não puxe o papel atolado

Caso o papel atole no a impressora, jamais puxe-o com força, nem use ferramentas como pinças, tesouras ou alicates para retirá-lo. Todas essas opções podem estragar o sistema de tracionamento e as engrenagens, e ainda causar danos físicos no equipamento.

No caso das impressoras a laser, quando isso acontecer o ideal é retirar o toner. Alguns modelos, inclusive, tanto de jato de tinta quanto de laser, trazem uma porta traseira que facilita essa retirada.

De toda forma, use apenas os dedos para puxar o papel de forma delicada, além de obedecer ao sentido de saída da folha.

4. Evite colocar muito papel na bandeja

Procure evitar o acúmulo de umidade no papel, já que ele faz com que o equipamento puxe várias folhas de uma vez — algo que, em longo prazo, pode estragar o periférico

A maneira mais simples de lidar com isso é jamais deixar papel extra na bandeja da impressora. Pegue só a quantidade de folhas que você for usar no momento e mantenha o restante dentro da embalagem fechada.

5. Não abra a impressora para limpar por dentro

Não há uma fabricante que recomende a limpeza interna nas impressoras, sejam elas a jato de tinta, sejam a laser. Inúmeros componentes podem sofrer danos permanentes se manipulados de forma errada, por isso, o mais indicado é enviar a máquina para um técnico autorizado.

6. Não limpar corretamente a impressora

Em impressoras que são pouco usadas, o acúmulo de poeira pode ser um grande vilão. Na verdade, muitos dos problemas mais comuns nesses equipamentos acontecem em razão da sujeira acumulada nas engrenagens. Afinal, ela atrapalha a passagem do carro de impressão, uma peça que corre com os cartuchos de um lado ao outro na máquina.

Por isso, em locais onde o uso da impressora é mais esporádico, a limpeza desses componentes deve ser feita uma vez ao ano. Já em casos em que a máquina é usada quase todos os dias, pode-se fazer essa limpeza uma vez a cada seis meses.

Copy Line, a sua melhor opção em locações de impressoras e outros serviços

A Copy Line é uma empresa especializada em impressões. Trabalhamos com locação de impressoras, scanners e coletores de dados.

Além disso, fazemos outsourcing de impressão, assistência técnica, impressão de exames médicos e venda de impressoras e scanners.

Estamos localizados na Rua 2 de Setembro, nº2787 Itoupava Norte Blumenau – CEP 89052-002. Nosso telefone de contato é (47) 3037.5397. Atendemos a região que compreende Rio do Sul até Florianópolis.

Precisa de ajuda?