Preparado para imprimir um documento e subitamente a impressora deu “pau”? Você não é o único a partilhar desse incidente. Os equipamentos de impressão são sensíveis e precisam de alguns cuidados para evitar falhas ou problemas na hora da impressão. Como a maioria das pessoas não se atentam a esses detalhes, acabam enfrentando problemas na hora de imprimir.

Para te ajudar a se livrar desse tipo de situação, apresentaremos abaixo algumas dicas úteis para serem usadas com os aparelhos que você possui tanto em casa quanto no seu negócio.

É importante destacar que as orientações abaixo são genéricas, portanto podem ser usadas para boa parte dos equipamentos do mercado. Todavia, há distintos modelos que requerem um cuidado mais específico, portanto esteja atento ao tipo de impressora que você tem no seu negócio para saber o melhor modo de prolongar a vida útil.

 

1. Cuidado com o processo de troca de tinta

Muita gente se aventura em realizar a própria troca do cartucho ou do toner de tinta. Se você é um especialista no assunto e possui os materiais específicos para troca, como o vaporeto, uma máquina de vapor que executa a limpeza da cabeça do cartucho, então faça você mesmo!

Mas se você é inexperiente neste tipo de serviço, há uma possibilidade muito grande de danificar o cartucho ou toner, e até mesmo prejudicar o equipamento de impressão. Portanto, aconselhamos a procurar uma empresa especializada em recargas de cartuchos.

Outra possibilidade para quem conta com diversas impressoras, como um uma empresa ou um microempreendimento é a contratação de empresas de outsourcing de impressão.

Além da redução de custos, o outsourcing proporciona a manutenção periódica e a recarga de tinta das máquinas, evitando que você gaste com profissionais da área e com a compra de suprimentos.

 

5 cuidados que voce precisa ter

 

2. Faça uso frequente da impressora

Utilizar raramente ou muito pouco seu equipamento de impressora traz danos para o bom funcionamento da máquina. O ideal é que você imprima pelo menos uma vez na semana. Essa ação permitirá que a impressora realize um processo conhecido como checagem de inicialização, quando ela detecta se há algum problema para imprimir.

Outro ponto favorável de imprimir com frequência é que você impede que a tinta fique ressecada. Aconselhamos que você imprima uma página colorida e outra preto e branco, usando assim ambas as opções de tinta.

 

3. Cuidado com os materiais danificados

Reutilizar é sem sombra de dúvidas uma boa prática, mas você precisa ficar atento se o material está em bom estado de uso. Utilizar o verso da folha para evitar desperdícios é válido, mas se as folhas estão úmidas, amassadas, sujas ou rasgadas pode ser um perigo para o seu aparelho!

O uso de insumos danificados podem levar ao desgaste prematuro das engrenagens. No caso das impressoras a laser é recomendado manter o papel em uma temperatura um pouco mais elevada que a do ambiente. Lugares úmidos e com baixa temperatura podem danificar a impressora. 

 

4. Faça a manutenção periódica

A velha frase “É melhor prevenir que remediar” se aplica muito bem para a conservação das impressoras. Tente regularmente realizar a manutenção preventiva. Ela pode evitar danos como a deterioração das hastes de sustentação dos cartuchos, uma vez que a tinta é composta por elementos químicos corrosivos que enfraquecem as hastes que passam a não suportar mais a pressão aplicada pelo cartucho no momento do encaixe.

A manutenção proporciona também a troca das peças desgastadas no prazo adequado evitando que a impressora deixe de funcionar. Outra boa prática do outsourcing é que por contrato as empresas garantem as manutenções periódicas dos equipamentos. Nesse sentido, o empresário deixa de gastar tempo e dinheiro se ocupando com esse tipo de questão do negócio.

 

5. Seja cuidadoso durante o processo de limpeza da impressora

Como informamos anteriormente, o excesso de umidade ou até mesmo pequenas quantidades de água podem oxidar as peças internas. Por essa razão, durante a limpeza, cuidado com o excesso de líquido! Preferencialmente, utilize um pano seco para retirar a poeira ou outro resíduo.

Outra ação que deve ser tomada ao limpar o equipamento é certificar-se que o aparelho está completamente desligado, inclusive fora da tomada.

Internamente a impressora exige alguns equipamentos adequados para evitar danos durante o processo de limpeza, por essa razão aconselhamos que você procure uma empresa especializada no assunto.

Caso os equipamentos sejam da sua empresa, novamente aconselhamos a contratação do outsourcing de impressão que se encarrega da manutenção, como também da limpeza interna e dos suprimentos de materiais da impressora.

Referência: https://bit.ly/3RLkRX6

 

Copy Line, a sua melhor opção em outsourcing!

A Copy Line é uma empresa blumenauense, atuante desde 2001 no mercado de soluções de impressão. Atua fortemente em Santa Catarina nas regiões Norte, Sul, Vale do Itajaí e Alto Vale, mas com sua estrutura própria e dinâmica é capaz de atender com excelência todo o território catarinense.

Trabalhamos com locação de impressoras, scanners, coletores de dados, notebooks, tablets e smartphones. Além disso, oferecemos outsourcing de impressão, assistência técnica, impressão de exames médicos e venda de impressoras e scanners.

Estamos localizados na Rua 2 de Setembro, Nº 2787, Itoupava Norte, Blumenau/SC – CEP 89052-002. Nosso telefone de contato é (47) 3037.5397. Atendemos a região que compreende Rio do Sul até Florianópolis.

Precisa de ajuda?