Entender os tipos de impressão existentes no mercado é importantíssimo para profissionais e proprietários de empresas dos mais diferentes segmentos.

Isso porque, independentemente do seu nicho de mercado, em algum momento, você precisou ou ainda vai precisar imprimir um projeto gráfico.

Portanto, saber qual o tipo de impressão mais indicado para cada material, as cores mais coerentes e os acabamentos existentes contribuirão para que seu projeto alcance o resultado desejado.

Para te ajudar a entender um pouco mais sobre esse universo da impressão, elaboramos um guia com tudo que você precisa saber sobre quais as impressões mais indicadas para cada material. Vem com a gente!

O que é impressão gráfica?

conheca os tipos de impressao

Você entende o que é impressão gráfica? Saiba que é a atividade de transferir para um material um conjunto de símbolos com letras, textos, imagens e figuras que, em um primeiro momento, estavam armazenados em um formato digital.

Ao utilizar essa tecnologia é possível imprimir os mais diferentes tipos de projetos gráficos, como jornais, fotografias, livros, revistas, folders e muito mais.

Quais são os tipos de impressão?

Hoje em dia, o mercado oferece vários tipos de impressão gráfica para diferentes formatos e conceitos de materiais.
Para que você possa entender quais as melhores opções para utilizar no seu projeto, confira os principais formatos utilizados no segmento.

Confira!

Impressão offset

A impressão Offset é um dos tipos de impressão mais conhecidos e também um dos mais utilizados pelo mercado gráfico por uma série de vantagens.

Entre elas estão a rápida impressão, perfeita para imprimir materiais em grandes quantidades, alta qualidade e também adaptável para várias gramaturas de papel.

O offset pode ser utilizado nos mais diversos tipos de materiais, como cartões de visita, confecção de flyers, cartazes, livros, revistas e jornais, uma vez que trabalha com folhas soltas.

Essa técnica de impressão usa matrizes de chapa de alumínio e, somente depois, a imagem é transferida para o papel ou outro material.

Impressão 3D

A impressão 3D é um dos tipos de impressão que tem ganhado o mercado cada vez mais, principalmente, por ser capaz de transformar os processos de produção e mudar a vida das pessoas.

Chamada também de fabricação aditiva, essa impressão é capaz de produzir objetos de decoração, peças de engenharia, próteses e muitos outros materiais.

Para você entender, a impressão 3D cria objetos a partir de um modelo digital, que é criado em três dimensões e utiliza tecnologias como fundição a vácuo, fusão a laser e moldagem por injeção.

Impressão digital

Diferente do offset, a impressão digital é realizada diretamente no material, seja ele plástico ou papel. Nesse processo, é usada uma matriz de arquivo digital, como um PDF, por exemplo, sem que seja necessário a intermediação de chapas.

Dessa forma, todo o processo é feito de maneira eletrônica, ou seja, a laser. Para você que quer descobrir quais são os tipos de impressão consideradas as mais rápidas, saiba que a digital é uma delas, já que não passa pelo processo de gravar em chapa.

A impressão digital é usada para os mesmos materiais da offset, mas tem um tempo menor de execução e possui uma impressão mais barata. Além disso, a secagem é muito mais rápida e não há necessidade de reparo de cores.

Impressão híbrida

Você entende o que é impressão híbrida? Ela é basicamente a junção das impressões offset e digital, um formato inovador, que tem feito o maior sucesso no mercado gráfico.

Nesse processo de impressão, uma parte do material é impresso em offset e a outra na versão digital, o que garante alta qualidade e aplicações customizadas.

Os equipamentos que fazem esse trabalho são específicos e todo o seu processo possibilita uma economia durante a confecção dos materiais, uma vez que acontece a troca de materiais entre offset e impressão digital de forma automática.

Serigrafia

Agora que você entendeu o que é impressão híbrida, é importante conhecer também a serigrafia, conhecida também como silk-screen. Essa forma de imprimir é mais direta, já que conta com o auxílio de uma tela de nylon ou seda.

Com isso, é possível imprimir os mais diferentes materiais com tamanhos e espessuras em um único equipamento, como chaveiros, tecidos, adesivos, canetas, vidro, papel de parede, PVC, material de sinalização e brindes em geral.

Para você entender, nesse formato, a tela de serigrafia é inserida sobre uma moldura que, inclusive, é o local onde é vazada a tinta em um processo direcionado pela fotossensibilidade.

Aliás, esse método é bem parecido com a revelação de fotografia, já que utiliza luzes e espaços escuros para a execução da matriz, o que acaba tornando o processo mais lento.

Na serigrafia, é possível imprimir tiragem em pequena e média quantidade, sendo que a qualidade está condicionada a espessura da tela.

Impressão fotográfica

Entre os tipos de impressão gráfica, a fotográfica também figura entre as principais do mercado. Esse processo é muito simples e bem semelhante aos outros métodos apresentados neste artigo.

Basicamente, uma impressora imprime as fotos, podendo ser em um papel fotográfico ou em um papel couché, por exemplo. O processo acontece de maneira simplificada, usando tinta sobre o papel.

Rotogravura

Esse modelo de impressão é conhecido como processo de baixo relevo por possuir a imagem na matriz em baixo relevo no cilindro.
Durante a execução do trabalho, essa matriz é constituída por um cilindro de cobre uniforme, gravado e também cromado.

Além disso, a impressão é realizada por meio de um processo chamado de eletromecânico, onde a gravação das células é feita por meio de toques de diamantes industriais.

A rotogravura é destinada para a impressão de materiais em grande quantidade, que resultam em impressos de alta qualidade sobre suportes considerados de baixa gramatura.

Qual é o melhor tipo de impressão?

Para quem se pergunta qual o melhor tipo de impressão, saiba que não há uma resposta certa para esse tipo de questionamento.
Isso porque, tudo dependerá do tipo de material que deseja imprimir e qual o conceito pretende empregar no seu projeto gráfico, já que cada formato possui características diferentes.

Por isso, para definir qual a melhor impressão, é preciso entender as intenções e necessidades do seu projeto gráfico.

Conclusão

Agora que você já está bem informado (a), se precisar de uma empresa que realize impressões basta procurar a Copy Line!
Gostou do nosso artigo? Então, continue acompanhando o nosso blog!

Fonte: Spotpress

Copy Line, a sua melhor opção em locações de impressoras e outros serviços

A Copy Line é uma empresa especializada em impressões. Trabalhamos com locação de impressoras, scanners e coletores de dados. Além disso, fazemos outsourcing de impressão, assistência técnica, impressão de exames médicos e venda de impressoras e scanners.

Estamos localizados na Rua 2 de Setembro, nº2787 Itoupava Norte Blumenau – CEP 89052-002. Nosso telefone de contato é (47) 3037.5397. Atendemos a região que compreende Rio do Sul até Florianópolis.

Precisa de ajuda?