Quando se está preparando um projeto gráfico, é preciso pensar e decidir qual será o tipo de papel em que ele será impresso, de modo a escolher aquele que melhor se encaixa nas especificações do projeto pretendido.

Para que o tipo de papel seja escolhido, deve-se levar em consideração dois aspectos importantes, são eles:

O formato de papel: o formato de papel mais conhecido é o A4, sendo usado em ambientes de impressão e escolas. Quanto maior for o número acompanhado da letra “A”, menor será o tamanho da folha.
A0: 84,1 cm x 118,9 cm;
A1: 59,4 cm x 84,1 cm;
A2: 42,0 cm x 59,4 cm;
A3: 29,7 cm x 42,0 cm;
A4: 21,0 cm x 29,7 cm;
A5: 14,8 cm x 21,0 cm;
A6: 10,5 cm x 14,8 cm;
A7: 7,4 cm x 10,5 cm;
A8: 5,2 cm x 7,4 cm;
A9: 3,7 cm x 5,2 cm;
A10: 2,6 cm x 3,7 cm.

A gramatura de papel: este aspecto consiste na medida de peso que corresponde à densidade do paél, ou seja, gramas por metro quadrado (g/m²). Dessa forma, os papéis mais leves são mais finos, e os mais grossos mais pesados.
30g a 63g;
75g a 120g;
120g a 240g;
250g a 350g.

tipos de papeis

Tipos de papel

Conhecer os tipos de papéis irá fazer com que empresas, que trabalham com materiais impressos, evite reimpressões, pois conhecerão o papel mais adequado para cada documento que desejam imprimir.

Papel Sulfite

Sendo o mais conhecido, o papel sulfite é muito utilizado em escritórios e impressões comuns. O formato mais comum encontrado deste papel é o formato A4, podendo ser de diversas cores.

O papel sulfite é produzido em escala industrial. Por causa de sua versatilidade, pode ser adequado em inúmeras aplicações, como apostilas, livros, flyers, cadernos, agendas e até mesmo cartazes.

Papel Couché

É caracterizado por ser um papel base (comumente, offset) que recebe uma camada de revestimento em seus dois lados, deixando-a com uma superfície lisa e uniforme.

Sendo o papel mais utilizado em indústrias gráficas, o papel couché garante alta qualidade de reprodução de cores em imagens e textos. É aplicado em folhetos, catálogos, revistas, folders, entre outros.

Papel Kraft

Este papel não recebe branqueamento em seu processo de fabricação, por isso, é comumente encontrado na cor de onde originou, ou seja, da madeira. É muito utilizado em sacolas, embalagens e caixas.

Papel Supremo

Por ter uma gramatura alta (205g), este papel é caracterizado pela sua alta resistência, com uma superfície extremamente lisa. É indicado para impressos de grande qualidade e durabilidade.

Um dos lados desse papel é fosco, e o outro liso. É comumente utilizado em popcards, postais, calendários, capas de livro, embalagens, entre outros.

Papel Laser Film

Esse tipo de papel é feito com filme de poliéster, sendo opaco (matte) e possuindo tratamento em ambos os lados. É caracterizado pela sua transparência parcial, com excelente fixação e definição de traços.

É muito utilizado em impressão de fotolitos para gravação de telas e matrizes serigráficas, artes finais, plantas de engenharia, desenhos técnicos, entre outros.

Copy Line, a sua melhor opção em locações de impressoras e outros serviços

A Copy Line é uma empresa especializada em impressões. Trabalhamos com locação de impressoras, scanners e coletores de dados. Além disso, fazemos outsourcing de impressão, assistência técnica, impressão de exames médicos e venda de impressoras e scanners.

Estamos localizados na Rua 2 de Setembro, nº2787 Itoupava Norte Blumenau – CEP 89052-002. Nosso telefone de contato é (47) 3037.5397. Atendemos a região que compreende Rio do Sul até Florianópolis.

Precisa de ajuda?